Percurso Inaugural do "Contraciclo"

Percurso Inaugural do "Contraciclo"

place Largo da Igreja de Barão de São João
3.00 km
Min 5   Max 20
Público-alvo: Todos
Dificuldade: Fácil

Numa curta caminhada guiada pelos artistas locais, vamos conhecer a história por detrás de cada uma das peças que integra a Instalação Artística da 4ª edição do Walk & Art Fest. 

A instalação artística deste ano tem como objetivo colocar os visitantes a refletir sobre o que cada um de nós poderá mudar em termos de comportamento. Depois da Humanidade ser colocada à prova com uma pandemia, em que fomos obrigados a desacelerar e repensar tudo e toda a existência, é altura de agir. O que queremos e precisamos nós afinal?

"Contraciclo" é composta por 12 peças, num percurso de três quilómetros espalhadas pela aldeia e Mata de Barão de São João.

 

Ana Tara

Filha de artesãos, licenciada em biologia, tendo desenvolvido diversas actividades ao nível do artesanato e das artes nos últimos 12 anos. Dedica-se neste momento ao artesanato em bambu e às artes plásticas, realizando exposições colectivas em vários locais sobretudo na região de Lagos.

 

Contactos:
Flor da Vida
Catalão - Barão São João
(+351) 917892995
flordavida000@gmail.com
www.instagram.com/flordavida000

 

 

Beatrix Denneborg

Beatrix Denneborg nasceu em Viena em 1961 e descreve-se como uma pessoa alegre.
Ama o mar e é por isso que vive no sul de Portugal desde 1987, onde o oceano abraça a costa. A beleza da natureza e o contato fazem bem à sua alma. Depois de uma caminhada, sente-se com energia, totalmente carregada e feliz.
Encontro e contato, toque e "fluir" são as suas preocupações como massagista e professora de Biodanza.
 
Contatos:
(+351) 969 141 095

Beatriz

Alfacinha mas com os encontros e desencontros da vida agora é colegial. Estudou uma coisa e dedica-se a várias. No meio dos seus experimentos encontra inspiração para fazer ainda outras coisas mais. Gosta de trabalhar com o corpo e a voz - e fingir que os pais acertaram no seu nome - e é isso que vai tentar fazer na aldeia, para a aldeia e com a aldeia.

 

Contactos:
beatrizcabralcardoso@gmail.com
(+351) 919 957 208

Carl Zimmerling

Nascido em 1949 em Berlim, Alemanha. Estudou no Hochschule der Künste, em Berlim, onde se formou em 1969. Diplomado em Comunicação Visual, na Universidade de Belas Artes de Berlim, em 1983. Viajou pela Índia, EUA e México. Viveu em Paris, onde trabalhou como professor de alemão e onde fez exposições de fotografia de retrato entre 1983 e 1988. Vive em Portugal desde 1988. Até 2015 trabalhou como fotógrafo profissional. Pratica meditação ZAZEN deste 1981 e TAI JI QUAN desde 1995.

 

Contactos:
Charneca da Corte , Barão de São João
carlzimmerling@sapo.pt
www.feelyourinnerspace.com 
(+351) 919 718 955

 

 

Els van der Laan

Começou a pintar em 1980 e estudou Belas Artes na academia Vrije Kunst, em Amsterdão. Fez exposições individuais e participou em exposições coletivas. Dinamizou também workshops. As suas obras contêm muitas vezes cores fortes, porque a cor é a sua paixão. A Els gosta de trabalhar com diferentes texturas e camadas para criar intensidade. Geralmente encontra inspiração na natureza.
Ficou comovida pelas cores e atmosfera do país, que lhe deram uma ampla gama de ideas para novas criações.

 

Contactos:
Barão de São João
info@elsvanderlaan.com
www.elsvanderlaan.com
(+351) 912 293 317

 

Eva Herre

Nasceu em Augsburg, Alemanha em 1955. Vive e trabalha em Portugal dede 1987.
Trabalha na área pedagógica, em artesanato e artes.
O seu desenvolvimento artístico começou com uma forte paixão pelas cores , o que inicialmente a levou para a arte de tingir com plantas. Depois de alguns cursos e formações artisticas e de arte-terapia, na Alemanha e em Portugal, abriu em 2012 um atelier em Barão São João , onde oferece um espaço às pessoas que queiram descobrir e expressar a sua criatividade.
O seu projecto "traz cor à tua vida" reúne a arte e a arte-terapia.
Desde o ano 2000 fez varias exposições com a "arte de tingir com plantas".
Como "artista de Barão" participa há muitos anos nas exposições de rua na aldeia. Esteve presente duas vezes na Arte Algarve, em Lagoa e nos últimos anos participou na MALA - Mostra de Artistas de Lagos. 

 

Contactos:
Rua Capitão Francisco da Silva Rijo, n.º3, Barão de São João
evamariaherre@yahoo.de
www.art.evaherre.com
(+351) 282 687 525

 

Francisco Roxo

Nasceu em Angola, em 1959. Vive em Barão de São João desde 1976.
Trabalhou como jardineiro, depois de ter passado pela construção civil.
Considera-se um outsider que caiu de pára-quedas na comunidade de artistas de Barão de São João. Não tem qualquer tipo de formação artística.
Fez a sua primeira exposição em 2012. Aceitou o convite do Deodato Santos para participar na construção de esculturas para o passeio dos poetas e desde então tem participado em exposições em Barão de São João.

 

Contactos:
Barão de São João
(+351) 969 705 285

Helena Campos

Vive no campo desde 1976, mas apenas em 1987 se instalou numa pequena quinta na região de Barão de São João. O trabalho em bambú tem-na acompanhado desde então. O bambú, ou também chamado cana-da Índia, é todo nascido em Portugal. Os objectos que elabora são na sua maioria utilitários e de adorno.
Desde 2000 que pinta pequenas paisagens fictícias a aguarela.

 

Contactos:
Sitio de Gil Eanes - 8600-013 Barão de São João
lena.bamboo@gmail.com
(+351) 917 760 230

Jorge Pereira

Nasceu na Beira (Moçambique) em 1974. Vive e trabalha em Lagos.

Em 1998 concluiu o Curso Superior de Escultura na ARCA, em Coimbra. Desde então tem desenvolvido trabalhos cénicos para diversos grupos de Teatro e Dança. Colaborou com a Amálgama Companhia de Dança como designer e videoasta.

Ilustrou Malaquias, um livro infantil da autora Cristina Taquelim. Paralelamente, executa trabalhos de desenho técnico de arqueologia. Participou em exposições individuais e coletivas, em diferentes áreas artísticas, como instalação, pintura, cerâmica e fotografia, salientando: Allmnésia, instalação com Tiago Cutileiro, inserida no Allgarve (2008); Maria Benta - Propriedade de um Fadista (2008); AL NE - 100 imagens de portas em 10 localidadedo Norte Alentejano (2005); Bienal do Porto Santo (2007); MALA - Exposição de Artistas de Lagos (2007, 2009, 2011, 2016); Re-identidades (2009); Pinhole, Lagos por Pinhole (2010). Foi artista residente na LAC - Laboratório de atividades criativas desde 2006, sendo responsável pela imagem gráfica e gestão espacial. 

Na LAC, foi curador de dezenas de exposições, como ARTURb (2011-2017), Kick in the eye (2013 - 2014), “take all” (2016), algumas com parcerias internacionais como ROOTS (Maputo, Moçambique2013-2014) e exposição do grupo Streetart - Ame todas as cores na Galeria Original Dampkring em Amsterdão (2016).

https://joooorge.wixsite.com/nothanksstencil 

Kasia Wrona

Em 1991, Kasia graduou-se com mérito na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polónia.

Durante a sua carreira artística, Kasia recebeu reconhecimento profissional e inúmeros prémios tanto na Polónia como no Japão.

Kasia utiliza o desenho, pintura, design gráfico e instalações vídeo para exibir o seu talento. Através destas técnicas diversas, os elementos naturais da terra, ar, fogo, água e espaço são revelados como a sua principal inspiração.

Em complemento, Kasia tem desenvolvido a sua paixão pela técnica de pintura icónica.

É cofundadora da Academia de Arte da Marina de Lagos desde 2011 onde dá aulas de desenho.

Os trabalhos de Kasia são expostos regularmente e foram adquiridos para colecções públicas e privadas em todo o mundo.

 

Contactos:

www.kasiawrona.com 

kasiawrona@hotmail.com

(+351) 916 035 308

Manuela Caneco

Frequentou o curso de Belas Artes, em Lisboa.
Dedicou grande parte da vida à arte e educação.
Fez várias exposições, dentro e fora do país.

 

Contactos:
Estrada Municipal Norte, nº7, Barão de São Miguel
(+351) 964 690 895

Como chegar

Desde o Centro Cultural (550m): A pé, saindo da sede do evento (Centro Cultural), descer (para sul) pela Estrada da Mata Nacional uns 300m, virar à esquerda para a Rua Armando Jacques Favre Castelo Branco, passando pelo Mercado Municipal, indo até ao final da rua (150m), chegando à Rua Capitão Francisco da Silva Rijo. Virar à direita e caminhar 100m.

Desde Lagos: Chegando à cidade de Lagos, na rotunda do Estádio Municipal, seguir no sentido de Bensafrim. À saída das Portelas, tomar a EM 531 à esquerda, no sentido de Barão de São João, passando pelo sítio do Monte Judeu. Seguir sempre em frente, em direção a Barão de S. João. Chegando a Barão de São João, manter-se na estrada à direita (direção Bensafrim), contornando a Igreja. Poderá estacionar à saída da aldeia, num estacionamento de terra que fica do lado direito, por detrás da igreja e do cemitério, e fazer o restante percurso a pé.


Notice: Undefined index: tipo_parceiro in /home/walkartfest/public_html/passeio-detalhe.php on line 412

Notice: Undefined index: id_parceiro in /home/walkartfest/public_html/passeio-detalhe.php on line 413

Notice: Undefined index: nome in /home/walkartfest/public_html/passeio-detalhe.php on line 416
<br />
<b>Notice</b>:  Undefined index: nome in <b>/home/walkartfest/public_html/passeio-detalhe.php</b> on line <b>423</b><br />


Notice: Undefined index: nome in /home/walkartfest/public_html/passeio-detalhe.php on line 428



Notice: Undefined index: texto in /home/walkartfest/public_html/passeio-detalhe.php on line 431

Escolha a data pretendida

Passeios Datas Zona Temática