10) Expressão Livre
Expressão Livre. 120 x 60 cm acrílico e pastel de óleo sobre tela.
Para mim, liberdade é permitir-me experimentar emoções plenamente, sem vergonha ou repressão. Em Expressão Livre estou a explorar a libertação de emoções difíceis - luto, tristeza, incerteza, raiva. O olho, bem aberto e desprotegido, representa a vontade de olhar diretamente para estes sentimentos, de me sentar com eles em vez de os afastar.
A ênfase à volta da boca reflete como pode ser difícil pôr estas emoções em palavras. Por vezes, parecem demasiado pesadas para serem ditas em voz alta, mas aqui, nesta tela, têm espaço para respirar. As camadas desordenadas e as texturas caóticas mostram que não tenho de ter tudo planeado; liberdade significa deixar de lado a necessidade de tudo parecer limpo e polido. É uma questão de abraçar o eu cru, sem filtros.
Estou a deixar tudo sair nesta tela e isso é estranhamente libertador. Estou a explorar a liberdade como a capacidade selvagem, confusa e bela de sentir e exprimir todas as emoções sem me conter. Há uma leveza que advém desta libertação, uma espécie de desabafo.