Percurso Inaugural da Instalação Artística

Percurso Inaugural da Instalação Artística

place Estacionamento do Parque de Merendas da Mata de Barão de São João
2.00 km
Min 5   Max 25
Público-alvo: Todos
Dificuldade: Fácil

07 de Novembro 2025
Das 15:00 até 17:00

Numa caminhada guiada pelos artistas locais, vamos conhecer a história por detrás de cada uma das peças que integra a Instalação Artística da 8ª edição do Barão de São João - Walk & Art Fest

Como chegar

De carro: Chegando à cidade de Lagos, na rotunda do Estádio Municipal, seguir no sentido de Bensafrim. À saída das Portelas, tomar a EM 531 à esquerda, no sentido de Barão de São João, passando pelo sítio do Monte Judeu. Seguir sempre em frente, em direcção a Barão de S. João, e depois de entrar na aldeia de Barão de São João deverá seguir as placas que indicam a Mata Nacional. O Centro Cultural fica localizado imediatamente antes da entrada na mata, do lado esquerdo.

Artistas

Deodato Santos

Redactor na Editorial Enciclopédia no Chiado, em Lisboa, frente à sede central da polícia política.
Consta da Antologia de Poesia Portuguesa do Pós-Guerra.
Com Joaquim Benite, homem de teatro criador do Teatro de Almada, criaram os cadernos de poesia Andaime.
Cronista semanal no Emissor Regional do Sul da RDP.
Chefe de redacção do semanário Barlavento.
Destacado do ensino, cria os Serviços Culturais na Câmara Municipal de Odemira. 
 
Primeira exposição em Paris, no Salão dos Artistas Independentes.
Exposição no Centro Cultural Jacques Miguet Douvaine - França, fronteira com Genébra.
Prémio Retratos do Infante da Câmara Municipal de Lagos.
Criador de Centro Cultural de Barão de São João, com o apoio de Luís Filipe Madeira membro do governo do partido socialista.
Com Xico Roxo instala em Barão de São João, Passeio dos Poetas, A Ver-o-Mar e Passeio das Figuras.
Autor da invulgar e perturbante obra Cristo Descrucifica-se, que na incálculável iconografia cristã parece não haver registos de assim ter sido tratada.
 
 
 

Els van der Laan

Começou a pintar em 1980 e estudou Belas Artes na academia Vrije Kunst, em Amsterdão. Fez exposições individuais e participou em exposições coletivas. Dinamizou também workshops. As suas obras contêm muitas vezes cores fortes, porque a cor é a sua paixão. A Els gosta de trabalhar com diferentes texturas e camadas para criar intensidade. Geralmente encontra inspiração na natureza.
Ficou comovida pelas cores e atmosfera do país, que lhe deram uma ampla gama de ideas para novas criações.

 

Contactos:
Barão de São João
info@elsvanderlaan.com

(+351) 912 293 317

 

Francisco Roxo

Nasceu em Angola, em 1959. Vive em Barão de São João desde 1976.
Trabalhou como jardineiro, depois de ter passado pela construção civil.
Considera-se um outsider que caiu de pára-quedas na comunidade de artistas de Barão de São João. Não tem qualquer tipo de formação artística.
Fez a sua primeira exposição em 2012. Aceitou o convite do Deodato Santos para participar na construção de esculturas para o passeio dos poetas e desde então tem participado em exposições em Barão de São João.

 

Contactos:
Barão de São João
(+351) 969 705 285

Gonçalo Cabral

Nasceu em Lisboa em 1948.

É arquiteto pela Escola de Belas-Artes de Lisboa (1972).

Em 1981 estabeleceu-se no Concelho de Lagos, onde exerceu arquitetura como independente e foi professor do grupo de Artes Visuais na Escola Secundária Gil Eanes durante 30 anos.

Integrou o núcleo inicial do grupo informal “Artistas de Barão de São João”, tendo neste âmbito participado nas exposições coletivas de 2012 a 2022.

Participou no “Barão de São João - Walk & Art Fest” em 2023 e 2024.

Helena Campos

Vive no campo desde 1976, mas apenas em 1987 se instalou numa pequena quinta na região de Barão de São João. O trabalho em bambú tem-na acompanhado desde então. O bambú, ou também chamado cana-da Índia, é todo nascido em Portugal. Os objectos que elabora são na sua maioria utilitários e de adorno.
Desde 2000 que pinta pequenas paisagens fictícias a aguarela.

 

Contactos:

Email: lena.bamboo@gmail.com

Telefone: 917 760 230


Jorge Pereira

Nasceu na Beira (Moçambique) em 1974. Vive e trabalha em Lagos.

Em 1998 concluiu o Curso Superior de Escultura na ARCA, em Coimbra. Desde então tem desenvolvido trabalhos cénicos para diversos grupos de Teatro e Dança. Colaborou com a Amálgama Companhia de Dança como designer e videoasta.

Ilustrou Malaquias, um livro infantil da autora Cristina Taquelim. Paralelamente, executa trabalhos de desenho técnico de arqueologia. Participou em exposições individuais e coletivas, em diferentes áreas artísticas, como instalação, pintura, cerâmica e fotografia, salientando: Allmnésia, instalação com Tiago Cutileiro, inserida no Allgarve (2008); Maria Benta - Propriedade de um Fadista (2008); AL NE - 100 imagens de portas em 10 localidadedo Norte Alentejano (2005); Bienal do Porto Santo (2007); MALA - Exposição de Artistas de Lagos (2007, 2009, 2011, 2016); Re-identidades (2009); Pinhole, Lagos por Pinhole (2010). Foi artista residente na LAC - Laboratório de atividades criativas desde 2006, sendo responsável pela imagem gráfica e gestão espacial. 

Na LAC, foi curador de dezenas de exposições, como ARTURb (2011-2017), Kick in the eye (2013 - 2014), “take all” (2016), algumas com parcerias internacionais como ROOTS (Maputo, Moçambique2013-2014) e exposição do grupo Streetart - Ame todas as cores na Galeria Original Dampkring em Amsterdão (2016).

https://joooorge.wixsite.com/nothanksstencil 

Kasia Wrona

Em 1991, Kasia graduou-se com mérito na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polónia.

Durante a sua carreira artística, Kasia recebeu reconhecimento profissional e inúmeros prémios tanto na Polónia como no Japão.

Kasia utiliza o desenho, pintura, design gráfico e instalações vídeo para exibir o seu talento. Através destas técnicas diversas, os elementos naturais da terra, ar, fogo, água e espaço são revelados como a sua principal inspiração.

Em complemento, Kasia tem desenvolvido a sua paixão pela técnica de pintura icónica.

É cofundadora da Academia de Arte da Marina de Lagos desde 2011 onde dá aulas de desenho.

Os trabalhos de Kasia são expostos regularmente e foram adquiridos para colecções públicas e privadas em todo o mundo.

 

Contactos:

www.kasiawrona.com 

kasiawrona@hotmail.com

(+351) 916 035 308

Manuela Caneco

Frequentou o curso de Belas Artes, em Lisboa.
Dedicou grande parte da vida à arte e educação.
Fez muitas exposições, dentro e fora do país.
Desde 2017 dedica-se à Arte na Natureza e com a Natureza - não compra mais materiais. 
Participou em várias iniciativas promovidas por Câmaras Municipais (Vila do Bispo, Lagos), e sempre neste Festival. 
Acredita plenamente que a arte e cultura são elementos profundos de transformação social.

Mais informação sobre o trabalho da Manuela, veja este link.

Contactos:
Estrada Municipal Norte, nº7, Barão de São Miguel
(+351) 964 690 895

Natasha Singh

Nasci e cresci em Londres, com uma herança indiana através da África do Sul, e agora chamo Portugal de casa. O movimento, a migração e a diversidade cultural influenciaram profundamente o meu trabalho criativo, oferecendo uma fonte rica de temas para explorar a identidade, a pertença e a transformação.

Com formação em modalidades naturais de cura - incluindo Yoga, Massagem Tailandesa e Terapia Craniossacral - sou apaixonada pela intersecção entre arte e cura. O meu trabalho reflecte uma investigação contínua sobre a forma como estas práticas apoiam o sistema nervoso e permitem uma auto-expressão profunda. Sou fascinada pela magia criativa que emerge quando o corpo encontra a quietude, e isso informa grande parte da minha prática artística.

A arte é parte integrante do meu bem-estar, um espaço dinâmico onde experimento uma variedade de materiais, incluindo acrílicos, carvão, pastéis, gravura e meios digitais. O meu processo criativo flui entre a espontaneidade e a reflexão, enquanto trabalho com a cor, a forma, o contraste e a linha para exprimir algo profundamente sentido e curativo. Para mim, a arte é uma forma de ligar, integrar e dar forma às experiências pessoais e colectivas que me movem.

 

Contactos:

Website: www.natashasinghart.com

Telefone: 912 627 658

Redes sociais: @natashasingh_art

Nina Bradley

Estudou Fabrico e Design de Jóias na Middlesex Polytechnic, em Londres, na década de 70. Em 1989 mudou-se com a sua família para o Algarve. 
Participou em muitas exposições e mercados de artesanato ao longo dos anos e foi membro de duas lojas co-operativas de artesanato no Algarve.
O seu trabalho reflete o seu amor e respeito pela Natureza e sente-se grata por estar redeada de natureza aqui. Participar em eventos comunitários organizados é sempre interessante e desafiante e acha enriquecedor trabalhar ao lado de outras pessoas.
 
CONTACTOS:
Tel.: 917802120

Patrícia Leal

Nasceu na Alemana, em 1973. É artista, cineasta, investigadora, curadora e formadora.

Frequentou o programa de estudo independente em Artes Visuais da Escola Maumaus, o curso de pós-produção da Etic, tendo estudado também fotografia no Richmond College de Londres. Em 2010 obteve o grau de mestre em Cinema Documental no Goldsmiths College. É doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH / Universidade Nova de Lisboa e foi bolseira da FCT desenvolvendo uma investigação sobre a paisagem da pós-memória colonial na arte contemporânea portuguesa.

Desde 2010 trabalha na área da montagem de documentários televisivos dedicados à arte contemporânea. Desde 2014 é formadora na área de Fotografia e do Vídeo na Etic- Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (Lisboa e Faro). Em 2021 fez a curadoria artística da exposição O Silêncio da terra que cruza o arquivo fotográfico da Diamang com obras de Arte Contemporânea. Um projeto em colaboração com a unidade de investigação LABPT da Universidade do Minho e o Museu Nogueira da Silva de Braga. https://fb.watch/axGjxDh_c0/

O seu trabalho artístico enquadra-se no domínio da estética ambiental, refletindo sobre como nos posicionamos em relação à natureza, às espécies animais, vegetais e orgânicas. Em 2020, ano marcante para a humanidade, e após largos anos a viver no estrangeiro e mais recentemente em Lisboa, regressa às origens, à cidade de Lagos onde frequentou o ensino secundário. Atualmente é artista residente na LAC, regressando, também aqui, à fotografia e aos processos fotográficos. Paralelamente desenvolve no âmbito da AVONDE Associação Cultural, da qual é sócia fundadora, projetos de filmes documentais sobre a memória e tradição.

 

Contactos:

www.patricia-leal.com 

Sofia Portela

Amadora praticante de fotografia e outras artes ao longo da vida.

Email: sofiaportela70@gmail.com