Marco Geodésico da Poldra

Marco Geodésico da Poldra

place Centro Cultural de Barão de São João
26.00 km
Min 3   Max 25
Idade Mínima 12
Público-alvo: Todos
Dificuldade: Difícil

Guias: Nicola Nascimento / Cristina Chaveca
Parceiro: Almargem
 
02 de Novembro 2024
Das 09:30 até 16:30

Percurso circular pela Serra do Espinhaço de Cão, através de antigos caminhos e trilhos rurais, a iniciar na Via Algarviana, seguindo para norte em direção à Pedra Branca e ao menir da Pedra do Galo. Continuando para norte, passa-se pelo parque eólico, por Vale de Coelhos e segue-se para Corte de Pero Jaques, em direção a um dos pontos mais altos da serra, o marco geodésico da Poldra (248 m), escondido e abandonado no meio da vegetação. De seguida, segue-se até à EN120, onde se encontra a Mercearia da Serra, onde está prevista uma paragem. De regresso, junto à subestação elétrica, observa-se uma magnífica vista panorâmica e continua-se pela serra, por outros caminhos até novamente Barão São João. Ao longo do percurso, podem-se observar paisagens deslumbrantes típicas da serra algarvia, caracterizada por uma sucessão de montes e vales, cobertos por estevas, medronheiros, sobreiros, pinheiros, que contrastam com os geradores eólicos.

NOTA: Levar roupa confortável para caminhada e calçado de bom rasto, mochila com água e farnel, e chapéu / boné e corta vento. É recomendado o uso de bastões de caminhada.

Como chegar

De carro: Chegando à cidade de Lagos, na rotunda do Estádio Municipal, seguir no sentido de Bensafrim. À saída das Portelas, tomar a EM 531 à esquerda, no sentido de Barão de São João, passando pelo sítio do Monte Judeu. Seguir sempre em frente, em direção a Barão de S. João, e depois de entrar na aldeia de Barão de São João deverá seguir as placas que indicam a Mata Nacional. O Centro Cultural fica localizado imediatamente antes da entrada na mata, do lado esquerdo.

Parceiro

Almargem

Almargem