Patrícia Leal

Patrícia Leal

Nasceu na Alemana, em 1973. É artista, cineasta, investigadora, curadora e formadora.

Frequentou o programa de estudo independente em Artes Visuais da Escola Maumaus, o curso de pós-produção da Etic, tendo estudado também fotografia no Richmond College de Londres. Em 2010 obteve o grau de mestre em Cinema Documental no Goldsmiths College. É doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH / Universidade Nova de Lisboa e foi bolseira da FCT desenvolvendo uma investigação sobre a paisagem da pós-memória colonial na arte contemporânea portuguesa.

Desde 2010 trabalha na área da montagem de documentários televisivos dedicados à arte contemporânea. Desde 2014 é formadora na área de Fotografia e do Vídeo na Etic- Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (Lisboa e Faro). Em 2021 fez a curadoria artística da exposição O Silêncio da terra que cruza o arquivo fotográfico da Diamang com obras de Arte Contemporânea. Um projeto em colaboração com a unidade de investigação LABPT da Universidade do Minho e o Museu Nogueira da Silva de Braga. https://fb.watch/axGjxDh_c0/

O seu trabalho artístico enquadra-se no domínio da estética ambiental, refletindo sobre como nos posicionamos em relação à natureza, às espécies animais, vegetais e orgânicas. Em 2020, ano marcante para a humanidade, e após largos anos a viver no estrangeiro e mais recentemente em Lisboa, regressa às origens, à cidade de Lagos onde frequentou o ensino secundário. Atualmente é artista residente na LAC, regressando, também aqui, à fotografia e aos processos fotográficos. Paralelamente desenvolve no âmbito da AVONDE Associação Cultural, da qual é sócia fundadora, projetos de filmes documentais sobre a memória e tradição.

 

Contactos:

www.patricia-leal.com